Antes de começar primeiro vamos ver entender se o seu pneu tem conserto ou não, se o seu pneu atender a todos os requisitos abaixo, o conserto é possível, permitindo que você espere um pouco mais antes de substituí-lo.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todos os tipos de pneus podem ser consertados, desde que o furo não ultrapasse 6 milímetros de diâmetro. No entanto, é importante mencionar que o tamanho e a profundidade do dano não são os únicos fatores a serem considerados. Outras condições também têm relevância:
- A carcaça do pneu deve ter menos de 5 anos de vida útil.
- O pneu não pode estar contaminado por produtos derivados de petróleo.
- Não deve apresentar danos nos talões, laterais ou ombros.
- Não deve ter atingido os indicadores de desgaste (TWI).
Se algum desses fatores não estiver dentro das recomendações, significa que o pneu furado do seu carro está condenado e deve ser substituído por um novo.
Agora surge a dúvida: troca ou arrumar?
Pensando a médio e longo prazo, você tem mais alguns fatores a considerar antes de tomar uma decisão, se preferir, para tomar a escolha correta, é importante avaliar o pneu com a ajuda de um especialista, assim você consegue garantir a escolha mais segura, pois nem todo dano pode ou deve ser reparado. Para tirar sua dúvida traga o pneu do seu carro aqui na Pax, e se ele foi comprado em uma de nossas lojas, iremos verificar, pois pode ser que a garantia cubra a troca por um novo. Agora se a solução é a curto prazo, não precisa nem pensar, é simples, use o estepe.
Dica extra: Em caso de um pneu furado à noite, lembre-se de ter uma lanterna no carro, pois a luz do celular pode não ser suficiente para te ajudar na troca pelo estepe.
Se o conserto for realizado corretamente, seguindo as normas recomendadas para cada tipo de pneu, é provável que suas características sejam preservadas, permitindo o uso normal sem prejudicar o desempenho.
Agora, vamos falar sobre as técnicas mais comuns de conserto do pneu:
Primeiro temos as técnicas a frio:
Macarrão ou refil: Essa é a opção mais simples e barata, mas deve ser temporária, apenas para permitir que você leve o veículo até um local adequado para o conserto. Nesse método, o furo é preenchido com um pedaço de elástico, sem a necessidade de desmontar o pneu. No entanto, é importante ressaltar que a vedação pode se deteriorar com o tempo, comprometendo a estrutura do pneu.
Manchão ou plugue: Essa técnica é a mais comum nas borracharias e consiste na aplicação de um adesivo sobre o macarrão para evitar vazamentos. Requer a desmontagem do pneu e é realizada aplicando-se o adesivo na parte interna, sobre a área danificada.
Manchão combinado: Essa opção é mais recomendada pelos fabricantes e utilizada por centros automotivos. Envolve a desmontagem do pneu e o uso de uma haste para preencher o furo, além de uma base para vedar a parte interna.
Pontos Favoráveis:
- Pode ser aplicado facilmente por qualquer pessoa que conheça os cuidados de manuseio.
- Ótima opção para situações de urgência, como em estradas, para economizar tempo até chegar a uma borracharia.
- Ideal para consertar câmaras de ar.
- Recuperação rápida de pneus e câmaras.
Pontos Desfavoráveis:
- Não é recomendado para todos os tipos de furos ou rasgos.
- Existe a possibilidade de soltar com o tempo.
E também temos a técnica a quente:
A reparação de pneus a quente é conhecido como vulcanização, é utilizado para consertar os furos no pneu ou rasgos nas laterais de pneus e câmaras.
Mas como isso é feito?
Passo 1: É feita uma raspagem tanto interna quanto externa na área a ser consertada no pneu.
Passo 2: Em seguida, é aplicada uma cola e fixado um material emborrachado, chamado laminado ou manchão pronto.
Passo 3: Uma camada adicional de cola é aplicada, seguida pela inserção de um material conhecido como vulcanite, feito de borracha pura, para reforçar ainda mais o remendo.
Passo 4: Por fim, o pneu é enviado à vulcanizadora, onde é prensado na região remendada e aquecido por cerca de 3 horas, unindo as moléculas da borracha e formando um remendo sólido e eficaz.
Pontos desfavoráveis:
- Deve ser realizado exclusivamente por profissionais e em estabelecimentos especializados.
- Requer mais tempo para a execução.
- O preço é mais alto em comparação com o remendo a frio.
Pontos favoráveis:
- Proporciona remendos de alta qualidade e segurança.
- É eficiente para reparar furos e cortes nas laterais dos pneus.
Então para concluir
Caso opte pelo conserto, certifique-se de que seja realizado por um profissional que entenda o que está fazendo, que utilize as ferramentas e materiais adequados, seguindo as instruções dos fabricantes. Desde a limpeza até o preenchimento dos furos, todos os processos devem ser executados com cuidado para evitar a infiltração de umidade, que pode danificar a estrutura e comprometer a vida útil do pneu, além de comprometer a sua segurança.
Mas lembre-se o pneu assim como qualquer outro produto, novo sempre será um novo, o intuito dessa publicação é apenas te ajudar a tomar a melhor decisão que puder, ainda mais em um item de tamanha importância na hora de uma emergência. Sempre que precisar conte conosco e caso prefira comprar um pneu novo, venha até uma de nossas lojas ou compre online em nosso site, temos promoções todos os meses e frete grátis para algumas regiões!