sexta-feira, janeiro 24, 2025
Banner
Home » Continental divulga que maioria dos fabricantes de carros elétricos usam seus pneus

Continental divulga que maioria dos fabricantes de carros elétricos usam seus pneus

por Rafael
3 minutos de leitura

A Continental está ampliando sua presença no mercado de pneus para veículos totalmente elétricos.

No ano de 2020, seis das principais montadoras de veículos elétricos do mundo escolheram os pneus da fabricante alemã. Isso incluiu modelos como o Tesla Model 3 e Model S, além dos veículos da Volkswagen, como o ID.3 e o ID.4.

Até mesmo fabricantes asiáticos, como a BYD, um dos maiores nomes da indústria automobilística da China, optaram pelos pneus Continental como equipamento original em seus veículos elétricos. Essa preferência demonstra a estratégia e a qualidade dos produtos da empresa no segmento de mobilidade elétrica.

“Modelos totalmente elétricos estão agora disponíveis em quase todos os segmentos de automóveis, desde scooters de cabine, carros pequenos e médios a SUVs e carros esportivos de alto desempenho. Especificações individuais de pneus são necessárias para cada tipo de veículo”, diz Andreas Schlenke, desenvolvedor de pneus da Continental. “Isso significa que não há apenas um pneu para todos os veículos totalmente elétricos. Na verdade, já trabalhamos há mais de uma década no desenvolvimento de nosso portfólio existente para que atendam aos requisitos de todos os veículos elétricos e, ao mesmo tempo, sejam capazes de reduzir de forma sustentável as emissões dos veículos de combustão. Enquanto isso, quase toda a nossa gama de pneus é otimizada para todos os tipos de tração e a maioria dos nossos produtos pode ser encontrada em veículos elétricos hoje.” Para veículos elétricos que ainda não estão equipados com pneus Continental de fábrica, o fabricante agora tem pneus de verão, inverno e todas as estações (all-season) em seu portfólio para quase todos os modelos.

Segundo os estudos da Continental, os pneus são responsáveis por até 20% da resistência total ao deslocamento de um veículo. Por isso, os clientes podem obter uma maior autonomia ao optarem por pneus com resistência otimizada ao rolamento. Especialmente para os carros elétricos, que priorizam a eficiência na direção, a baixa resistência ao rolamento se torna uma demanda importante.

Nesse sentido, muitos fabricantes confiam no EcoContact 6 da Continental, que utiliza o composto de borracha “Green Chili 2.0”. Esse composto especial, composto por borracha natural e outros componentes, apresenta um comportamento mecânico significativamente aprimorado. Isso resulta em uma menor resistência ao rolamento e, consequentemente, em um menor consumo de energia.

Durante o desenvolvimento do EcoContact 6, a Continental conseguiu reduzir a resistência ao rolamento em 15% em comparação com seu modelo anterior. Isso demonstra o compromisso da empresa em oferecer pneus que contribuam para a eficiência e autonomia dos veículos elétricos.

Veja também

Deixa um comentário