Após uma série de divulgações de imagens e vídeos, finalmente surge a mais recente iteração do Renault Duster. A apresentação do modelo ocorreu em Portugal, marcando uma verdadeira evolução em comparação com seu antecessor. As vendas na Europa têm previsão de O Renault Duster mais recente é construído sobre a plataforma CMF-B, a mesma utilizada em diversos modelos das marcas Dacia, Renault e Nissan. Seu design apresenta uma robustez e imponência notáveis, claramente inspirados no conceito Bigster, que tem sido exibido em eventos globais desde 2021. O veículo possui contornos mais angulares em comparação com formas arredondadas, e um apelo off-road mais pronunciado se comparado ao Duster anterior, ainda disponível no mercado brasileiro. Uma solução estética peculiar foi aplicada nos faróis dianteiros e lanternas traseiras, resultando em lentes com um distintivo formato de “Y” deitado.
O novo Renault Duster
O Renault Duster mais recente é construído sobre a plataforma CMF-B, a mesma utilizada em diversos modelos das marcas Dacia, Renault e Nissan. Seu design apresenta uma robustez e imponência notáveis, claramente inspirados no conceito Bigster, que tem sido exibido em eventos globais desde 2021. O veículo possui contornos mais angulares em comparação com formas arredondadas, e um apelo off-road mais pronunciado se comparado ao Duster anterior, ainda disponível no mercado brasileiro. Uma solução estética peculiar foi aplicada nos faróis dianteiros e lanternas traseiras, resultando em lentes com um distintivo formato de “Y” deitado.
O Duster mais recente mantém o comprimento de 4,34 metros, o mesmo da versão anterior, enquanto o entre-eixos é ligeiramente mais curto, medindo agora 2,65 metros (uma redução de 1,6 centímetros). Dependendo da variante, o veículo estará equipado com rodas de 17 ou 18 polegadas. O porta-malas apresenta uma capacidade de 472 litros, superando os 445 litros do modelo anterior.
Interior Renovado
O interior do carro é tão notável quanto sua aparência externa. O volante de três raios possui um design futurista e funcionalidade multifuncional, incorporando botões para controle da multimídia, telefonia e controle automático de velocidade. Em relação às versões, o Duster oferece opções de duas telas de TFT: uma de sete polegadas, destinada ao painel de instrumentos, e outra de 10,1 polegadas, para a tela multimídia. O painel de instrumentos se destaca com um conta-giros em forma de barra vertical, posicionado logo abaixo do velocímetro.
O console apresenta uma leve inclinação em direção ao lado do motorista. Na parte inferior, encontram-se entradas de 12 Volts e USB. A alavanca de câmbio nas versões automáticas é discreta, de tamanho reduzido, porém elegante, e ao seu lado está o botão do freio de estacionamento eletrônico. Por outro lado, as versões com câmbio manual adotam uma abordagem mais tradicional.
A variante de maior categoria provavelmente estará equipada com um carregador de celular por indução, conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado eletrônico e um sistema de som Arkamys 3D com seis alto-falantes. O novo Duster também incorporará o sistema ADAS de assistência à condução, incluindo recursos como frenagem automática de emergência, detecção de veículos, pedestres, ciclistas e motocicletas, assistência em manobras de estacionamento e alerta de mudança de faixa, entre outras funções.
O novo motor do Renault Duster
A motorização do novo Duster oferece três alternativas, incluindo duas opções eletrificadas. A linha tem início com o Duster Hybrid 140, uma versão híbrida equipada com um motor térmico de quatro cilindros de 1.6 litro, além de dois motores elétricos – um de tração e outro de arranque de alta tensão. O veículo conta com um câmbio automático que apresenta modos de condução, com quatro marchas no modo térmico e duas no modo elétrico. Os freios são regenerativos, e a bateria tem capacidade de 1.2 kWh, proporcionando uma condução totalmente elétrica em 80% do tempo na cidade. A potência combinada atinge 140 cv.
A segunda opção é o Duster TCe 130, que utiliza um motor turbo de três cilindros de 1.2 litro, em conjunto com um motor elétrico de 48 Volts. Este conjunto entrega uma potência de 130 cv. O motor de arranque fornece suporte nas partidas e opera conforme a demanda, visando reduzir o consumo e as emissões. A transmissão é automática de seis marchas, sendo esta a única versão com a escolha de tração 4×2 ou 4×4.
A terceira opção é a Duster Eco-G 100, equipada com um motor 1.0, disponível apenas em determinados países. Não será oferecida uma versão a diesel para este modelo. O Eco-G opera tanto com gasolina quanto com gás natural, apresentando dois tanques de 50 litros cada para os diferentes combustíveis. A autonomia combinada é anunciada em 1.300 quilômetros. O tanque de gás está localizado sob o porta-malas, e o condutor pode alternar entre os combustíveis por meio de um botão no painel.
Embora não seja projetado para enfrentar trilhas intensas, o veículo oferecerá diferentes modos de condução, variando conforme a versão – Auto, Snow, Mud/Sand, off-road e Eco. De acordo com a Dacia, o Duster 4×4 possui uma altura mínima do solo de 21,7 cm, um ângulo de ataque de 31 graus e um ângulo de saída de 36 graus. Além disso, o carro conta com controle eletrônico de descidas, que entra em operação a velocidades superiores a 30 km/h. Em ambientes off-road, a tela multimídia exibirá diversas informações, como inclinação do terreno e distribuição da potência do motor entre os dois eixos.
Pneus do Novo Renault Duster
Graças à nossa bem-sucedida parceria com a Continental Pneus na última geração, a nova versão do Duster continuará a contar com a excelência dos pneus Continental, destacando agora o modelo EcoContact 6. Este pneu de verão, desenvolvido para carros médios e compactos, oferece um equilíbrio perfeito entre dimensões e distribuição de componentes.
O EcoContact 6 é mais do que um simples pneu; é a garantia de desempenho otimizado. Seu composto de alta tecnologia estabelece conexões robustas entre sílica e borracha, proporcionando uma adaptação excepcional às variadas condições de estrada. Esse aprimoramento não apenas melhora o rolamento do pneu, mas também contribui para uma eficiência de combustível superior.
Na nova geração do Duster, estamos comprometidos em oferecer uma experiência de condução excepcional, e a escolha dos pneus Continental EcoContact 6 é um testemunho desse compromisso. Garanta uma condução suave, eficiente e confiável com o Duster, equipado com a qualidade inigualável dos pneus Continental.
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