quarta-feira, janeiro 22, 2025
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Como saber se um pneu é remold?

por Rafael
6 minutos de leitura

Assim como a maioria dos produtos no mercado automotivo, os pneus não são itens baratos e muitas pessoas buscam alternativas menos vantajosas para substituir os pneus de seus veículos. Isso inclui a compra de pneus recauchutados ou pneus remold, que são conhecidos como uma opção mais econômica. Mas a final, como saber se um pneu é remold só de olhar para ele?

Esses pneus possuem uma rodagem bem inferior aos carecas bem utilizados nos carros, mas seu custo de compra não compensa quando comparamos com um completamente novo. Se um pneu remold tem 60% menos de durabilidade e custa apenas 30% a menos, a matemática torna as coisas muito mais fáceis.

O que é um pneu remold?

Antes de entendermos o conceito dos pneus remold, é importante compreender o processo de fabricação pelos quais eles passam. Um pneu remold é aquele que passa por um procedimento completo de reconstrução, envolvendo vulcanização, raspagem e substituição das laterais e da banda de rodagem. A carcaça original é preservada enquanto outras partes são renovadas.

O pneu remold, olhanod por fora se parece como um pneu novo, o que pode vir a enganar o consumidor

Como identificar o pneu remold?

Existem diversas maneiras simples de identificar um pneu remold, além do fator óbvio: o preço, que é significativamente mais baixo em comparação a um pneu novo de marca reconhecida. Como o pneu remold passa por um processo de reconstrução quase completo, uma inspeção cuidadosa pode revelar indícios e ajudar a economizar dinheiro e evitar problemas futuros.

Tem o nome da fabricante?

O procedimento mais simples de todos é ver se ainda há o nome da fabricante na lateral do pneu. Um pneu que não foi remoldado ainda possui o nome da empresa que o fez, no caso Continental, Barum ou General Tire para citar algumas. Além disso, borracharias, para enganar os clientes, preenchem essa parte com marcas que nem existem. Fique de olho.

Grafias do pneu como marca e modelo precisam estar nele. Caso contrário, é remold

Procure o DOT

Uma forma fácil de identificar se um pneu é remold é através do código DOT (Departamento de Transporte, em inglês). Originário dos Estados Unidos, esse código consiste em uma sequência de números que contém informações sobre o pneu, como tamanho, largura e data de fabricação. Os dois primeiros dígitos indicam a semana de fabricação, enquanto os dois últimos representam o ano.

A imagem indica que o pneu foi feito na semana 31 de 2021

Sendo assim, se o pneu não estiver com esses números grafados na borracha, pode apostar que é um remold, assim como a questão da marca. É bem simples.

Verifique a aparência:

Pneus remold podem apresentar uma aparência diferente dos pneus novos. Eles podem ter uma textura menos uniforme ou apresentar áreas com marcas ou imperfeições.

Pneus remold passam por um processo de raspagem, onde a banda de rodagem original é removida e substituída por uma nova camada. Procure por sinais de raspagem nas laterais do pneu, como marcas ou diferenças na textura.

Procure a informação de remold na lateral do pneu

No Brasil, é obrigatório que o fabricante dos pneus informe que o pneu é remold, em uma demarcação na lateral do pneu, como a foto abaixo:

Preste atenção ao preço

Pneus remold tendem a ser significativamente mais baratos do que pneus novos de marcas renomadas. Se o preço do pneu for muito baixo em comparação com os demais, é possível que seja um remold.

É importante lembrar que pneus remold podem não oferecer a mesma qualidade, durabilidade e segurança dos pneus novos. Sempre é recomendado optar por pneus novos de marcas confiáveis para garantir a segurança e o desempenho do veículo.

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