quarta-feira, janeiro 22, 2025
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Continental apresenta dois conceitos de tecnologia de pneus para maior segurança e conforto

por Rafael
4 minutos de leitura

ContiSense: Utiliza sensores nos pneus para medir a profundidade da banda de rodagem e a temperatura, alertando os motoristas sobre danos nos pneus – transmissão de dados via borracha condutora elétrica.

ContiAdapt: Ajusta a pressão dos pneus e a largura da roda para adaptar a área de contato às condições da estrada.

O ContiSense é baseado no desenvolvimento de compostos de borracha condutora elétrica que permitem o envio de sinais elétricos de um sensor no pneu para um receptor no carro. Sensores à base de borracha monitoram continuamente a profundidade da banda de rodagem e a temperatura. Se os valores medidos estiverem acima ou abaixo dos limites predefinidos, o sistema alerta imediatamente o motorista. Se algo penetrar na banda de rodagem, um circuito no pneu é fechado, acionando também um aviso imediato ao motorista – mais rápido do que os sistemas utilizados até o momento, que só alertam o motorista quando a pressão dos pneus já começou a cair. No futuro, o sistema ContiSense terá sensores adicionais que também podem ser utilizados individualmente. Assim, informações sobre a superfície da estrada, como sua temperatura ou a presença de neve, podem ser “sentidas” pelo pneu e transmitidas ao motorista. Os dados podem ser transmitidos para a eletrônica do veículo ou via Bluetooth para um smartphone.

O ContiAdapt combina microcompressores integrados na roda para ajustar a pressão dos pneus com uma roda de largura variável. O sistema pode modificar o tamanho da área de contato, o que é um fator decisivo tanto para a segurança quanto para o conforto em diferentes condições de estrada. Quatro combinações diferentes permitem uma adaptação perfeita a condições úmidas, irregulares, escorregadias e normais. Por exemplo, uma área de contato menor combinada com alta pressão dos pneus resulta em baixa resistência ao rolamento e direção eficiente em estradas secas e lisas. Por outro lado, a combinação de uma área de contato maior com pressão mais baixa dos pneus oferece aderência ideal em estradas escorregadias. O sistema também permite configurar pressões muito baixas dos pneus, abaixo de 1 bar, para ajudar a tirar o veículo de uma vaga de estacionamento em neve profunda, por exemplo, ou atravessar um trecho perigoso de gelo negro.

ContiSense e ContiAdapt são acompanhados por um pneu conceitual que permite aproveitar plenamente os benefícios de ambos os sistemas. O design do pneu apresenta três zonas de banda de rodagem diferentes para condução em superfícies molhadas, escorregadias ou secas. Dependendo da pressão dos pneus e da largura da roda, diferentes zonas de banda de rodagem são ativadas e o pneu conceitual adota a “pegada” necessária em cada caso. Dessa forma, as características do pneu se adaptam às condições de estrada prevalecentes ou às preferências do motorista.

A Continental considera esses dois conceitos de tecnologia de pneus soluções promissoras para a mobilidade do futuro, à medida que os pneus são adaptados para atender às necessidades da direção automatizada e eletrificação. A baixa resistência ao rolamento, por exemplo, permite que os carros elétricos percorram maiores distâncias com uma única carga. Ao mesmo tempo, os pneus podem ser adaptados às preferências pessoais do motorista ou em resposta a mudanças repentinas no clima. Esses conceitos são o próximo passo lógico no desenvolvimento orientado para o futuro do sensor REDI, lançado pela Continental em 2014, que foi fundamental para estabelecer uma comunicação inteligente entre veículo e pneu. As novas tecnologias de pneus seguem as duas tecnologias de mobilidade estabelecidas ContiSeal, para vedação automática de furos, e ContiSilent, para uma redução tangível no ruído pneu/estrada. Com mais de um século de experiência em tecnologia de pneus e com experiência interna nos campos de eletrônica veicular e TI automotiva, a Continental está alinhando sistematicamente seus produtos com os requisitos futuros da direção autônoma e da mobilidade elétrica.

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