quarta-feira, janeiro 22, 2025
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Pneu furado: arrumar ou trocar? Descubra a melhor opção!

por Gustavo
7 minutos de leitura

Antes de começar primeiro vamos ver entender se o seu pneu tem conserto ou não, se o seu pneu atender a todos os requisitos abaixo, o conserto é possível, permitindo que você espere um pouco mais antes de substituí-lo.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todos os tipos de pneus podem ser consertados, desde que o furo não ultrapasse 6 milímetros de diâmetro. No entanto, é importante mencionar que o tamanho e a profundidade do dano não são os únicos fatores a serem considerados. Outras condições também têm relevância:

  1. A carcaça do pneu deve ter menos de 5 anos de vida útil.
  2. O pneu não pode estar contaminado por produtos derivados de petróleo.
  3. Não deve apresentar danos nos talões, laterais ou ombros.
  4. Não deve ter atingido os indicadores de desgaste (TWI).

Se algum desses fatores não estiver dentro das recomendações, significa que o pneu furado do seu carro está condenado e deve ser substituído por um novo.

Agora surge a dúvida: troca ou arrumar?

Pensando a médio e longo prazo, você tem mais alguns fatores a considerar antes de tomar uma decisão, se preferir, para tomar a escolha correta, é importante avaliar o pneu com a ajuda de um especialista, assim você consegue garantir a escolha mais segura, pois nem todo dano pode ou deve ser reparado. Para tirar sua dúvida traga o pneu do seu carro aqui na Pax, e se ele foi comprado em uma de nossas lojas, iremos verificar, pois pode ser que a garantia cubra a troca por um novo. Agora se a solução é a curto prazo, não precisa nem pensar, é simples, use o estepe.

Dica extra: Em caso de um pneu furado à noite, lembre-se de ter uma lanterna no carro, pois a luz do celular pode não ser suficiente para te ajudar na troca pelo estepe.

Se o conserto for realizado corretamente, seguindo as normas recomendadas para cada tipo de pneu, é provável que suas características sejam preservadas, permitindo o uso normal sem prejudicar o desempenho.

Agora, vamos falar sobre as técnicas mais comuns de conserto do pneu:

Primeiro temos as técnicas a frio:

Macarrão ou refil: Essa é a opção mais simples e barata, mas deve ser temporária, apenas para permitir que você leve o veículo até um local adequado para o conserto. Nesse método, o furo é preenchido com um pedaço de elástico, sem a necessidade de desmontar o pneu. No entanto, é importante ressaltar que a vedação pode se deteriorar com o tempo, comprometendo a estrutura do pneu.

Manchão ou plugue: Essa técnica é a mais comum nas borracharias e consiste na aplicação de um adesivo sobre o macarrão para evitar vazamentos. Requer a desmontagem do pneu e é realizada aplicando-se o adesivo na parte interna, sobre a área danificada.

Manchão combinado: Essa opção é mais recomendada pelos fabricantes e utilizada por centros automotivos. Envolve a desmontagem do pneu e o uso de uma haste para preencher o furo, além de uma base para vedar a parte interna.

Pontos Favoráveis:

  • Pode ser aplicado facilmente por qualquer pessoa que conheça os cuidados de manuseio.
  • Ótima opção para situações de urgência, como em estradas, para economizar tempo até chegar a uma borracharia.
  • Ideal para consertar câmaras de ar.
  • Recuperação rápida de pneus e câmaras.

Pontos Desfavoráveis:

  • Não é recomendado para todos os tipos de furos ou rasgos.
  • Existe a possibilidade de soltar com o tempo.

E também temos a técnica a quente:

A reparação de pneus a quente é conhecido como vulcanização, é utilizado para consertar os furos no pneu ou rasgos nas laterais de pneus e câmaras.

Mas como isso é feito?

Passo 1: É feita uma raspagem tanto interna quanto externa na área a ser consertada no pneu.

Passo 2: Em seguida, é aplicada uma cola e fixado um material emborrachado, chamado laminado ou manchão pronto.

Passo 3: Uma camada adicional de cola é aplicada, seguida pela inserção de um material conhecido como vulcanite, feito de borracha pura, para reforçar ainda mais o remendo.

Passo 4: Por fim, o pneu é enviado à vulcanizadora, onde é prensado na região remendada e aquecido por cerca de 3 horas, unindo as moléculas da borracha e formando um remendo sólido e eficaz.

Pontos desfavoráveis:

  • Deve ser realizado exclusivamente por profissionais e em estabelecimentos especializados.
  • Requer mais tempo para a execução.
  • O preço é mais alto em comparação com o remendo a frio.

Pontos favoráveis:

  • Proporciona remendos de alta qualidade e segurança.
  • É eficiente para reparar furos e cortes nas laterais dos pneus.

Então para concluir

Caso opte pelo conserto, certifique-se de que seja realizado por um profissional que entenda o que está fazendo, que utilize as ferramentas e materiais adequados, seguindo as instruções dos fabricantes. Desde a limpeza até o preenchimento dos furos, todos os processos devem ser executados com cuidado para evitar a infiltração de umidade, que pode danificar a estrutura e comprometer a vida útil do pneu, além de comprometer a sua segurança.

Mas lembre-se o pneu assim como qualquer outro produto, novo sempre será um novo, o intuito dessa publicação é apenas te ajudar a tomar a melhor decisão que puder, ainda mais em um item de tamanha importância na hora de uma emergência. Sempre que precisar conte conosco e caso prefira comprar um pneu novo, venha até uma de nossas lojas ou compre online em nosso site, temos promoções todos os meses e frete grátis para algumas regiões!

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