Muitos motoristas podem ter essa dúvida, especialmente ao observar os pneus dos carros de corrida, que são lisos e sem sulcos. Será que os pneus carecas, ou seja, aqueles que perderam a profundidade dos sulcos da banda de rodagem, oferecem mais aderência em piso seco do que os pneus novos?
A resposta é não. Os pneus carecas não têm mais aderência em piso seco do que os pneus novos, pelo contrário, eles têm menos. Isso porque os pneus carecas estão desgastados e endurecidos, perdendo as propriedades elásticas e de fricção da borracha. Além disso, os sulcos dos pneus novos ajudam a “morder” o asfalto e a gerar mais tração.
Os pneus dos carros de corrida são diferentes dos pneus dos carros de rua. Eles são chamados de “pneus slicks” e são feitos de uma borracha muito macia e aderente, que se aquece rapidamente e se molda ao solo. Eles também são trocados com frequência, pois se desgastam muito rápido. Os pneus slicks só funcionam bem em pistas secas e limpas, pois não têm capacidade de escoar água ou sujeira.
Portanto, não se engane pensando que os pneus carecas são melhores em piso seco. Eles são perigosos e ilegais, pois aumentam o risco de acidentes, principalmente em pisos molhados ou escorregadios. Os pneus carecas também prejudicam o desempenho do veículo, aumentando o consumo de combustível e o desgaste dos freios.
O ideal é trocar os pneus antes que eles fiquem carecas, seguindo as recomendações do fabricante e do manual do veículo. A profundidade mínima dos sulcos dos pneus deve ser de 1,6 milímetros, conforme a legislação brasileira. Você pode verificar essa medida usando um indicador de desgaste que fica na base dos sulcos ou usando uma moeda de um real como referência.
Lembre-se: pneus em bom estado são essenciais para a sua segurança e a dos outros no trânsito. Não arrisque a sua vida por economia ou negligência. Mantenha os seus pneus sempre calibrados, alinhados e balanceados, e faça o rodízio periodicamente. Assim, você garante uma maior durabilidade e eficiência dos seus pneus.
Caso esteja procura por pneus que entreguem maior aderência em piso seco e ao mesmo tempo possam ser utilizados em pistas molhadas com segurança, temos a solução ideal neste post! É só clicar aqui!